sexta-feira, abril 01, 2022

Caminhada Santiago de Dois Vizinhos terá 20 quilômetros

JdeB – Sábado, 2 de abril, acontece a 1ª Caminhada de Santiago, em Dois Vizinhos. Organizada pelo Grupo AndeDV, o objetivo é fazer com que mais pessoas tenham acesso à história e à lenda de Santiago de Compostela. Os caminhantes vão partir em três horários (6h, 6h30 e 7h), da Paróquia Santo Antônio de Pádua, para uma caminhada de aproximadamente 20 quilômetros e cinco horas de duração.

O grau de dificuldade será médio/alto. Os participantes serão acompanhados por integrantes do grupo. Durante o caminho, será montada uma infraestrutura para estimular a meditação, resiliência e o contato com Deus. Uma imagem do Santo estará esperando os peregrinos que concluírem a tarefa.

“Não é caminhar, simplesmente, por caminhar. As pessoas têm que ir e aproveitar o máximo possível do caminho, as belezas naturais, as pessoas, o sol, a água ou a chuva. Choveu e vamos nos recolher? Não, peregrino que é peregrino não tem problema com chuva”, diz Ronaldo de Souza, coordenador do AndeDV.

Há muitos anos, a família Amadei, da Linha Tártari, tinha o sonho de desenvolver uma caminhada de Santiago, no município, e o objetivo é tornar o roteiro tradicional. Samara Silva de Souza, professora da UTFPR e responsável pelo projeto de extensão de caminhantes, destacou a força do grupo.

“O grupo cresceu efetivamente, somos 176 participantes efetivos. E o que é um projeto de extensão da universidade? É termos esses três atores: servidores, alunos e comunidade externa envolvida. Foi muito interessante porque hoje temos um grupo heterogêneo, com faixa etária gigantesca, composto 78% por mulheres e 22% por homens. Nosso objetivo foi consolidar um grupo e conseguimos. O grupo só vem crescendo, então, a nossa organização é proporcionar diferentes caminhos para a comunidade, fornecendo qualidade de vida, saúde mental, turismo rural, o retorno que temos é muito bom.”  Ela destacou que a caminhada é uma das formas mais democráticas de exercício físico.

“Você apenas tem que sair da zona de conforto. Então, proporcionar esses caminhos, ter o caminho de Santiago aqui na cidade de Dois Vizinhos vai ser o nosso primeiro passo para, talvez, termos um projeto muito bonito em longo prazo. Essa questão também de caminhada em grupo é algo que falamos muito, utilizamos um provérbio que diz que se quiser ir rápido, vai sozinho, mas se quiser ir longe, vá com um grupo. Temos esse incentivo da atividade em grupo e quanto isso te fortalece e faz você caminhar.”