sexta-feira, março 11, 2022

Tempo muda e Inmet emite alerta laranja para o Paraná para sexta (11)

Uma frente fria começa a atuar sobre o Paraná , marcando uma virada no tempo, que segue abafado . Por isso, o  Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta laranja com risco de temporais

Podem acontecer ventos de até 60 km/h e chuvas de até 100mm ao dia. Há a possibilidade de temporal ao longo do dia, inclusive com o risco de granizo e ventos fortes, justamente pelo calor excessivo. As áreas de instabilidade serão mais presentes em várias regiões do estado.

Segundo o tempo.com, a região de Guarapuava deve registrar  14 milímetros na sexta. Porém, a chuva continua até a próxima semana, de forma isolada. Já a temperatura para hoje deve ficar entre 18ºC e 26ºC. 

No fim da próxima semana, a previsão é de mudança nas condições climáticas. Ainda influenciadas pelo sistema que chega ao Estado, as temperaturas em Guarapuava devem sofrer grande variação. As máximas voltam a subir no meio da semana que vem, mas mesmo assim ainda seguem amenas, pouco acima dos 20ºC. Essa mudança de clima já tem certa relação com a chegada do outono, no dia 20 de março.

O início da estação varia temperaturas altas e baixas. O mês de março segue com pancadas de chuva nas regiões, mas ainda são insuficientes para repor as perdas com a estiagem prolongada no Paraná. Em fevereiro, a chuva ficou abaixo da média histórica na maior parte das cidades paranaenses.