sexta-feira, março 25, 2022

Sudoeste - Maior enxurrada desde 2017 provoca alagamentos e assusta moradores

Por Leandro Czerniaski – Foi tudo muito rápido. Quando a Delvane Carvalho saiu da cozinha pra ver o córrego que passa ao lado de casa, se impressionou com o volume de água. “Foi questão de minutos pra água subir mais de metro”, conta. Ela reside na Rua Nambu, no Bairro Padre Ulrico. Com medo de que a água pudesse subir mais, chamou os vizinhos para retirar a sogra, acamada, do quarto ao lado do riacho.  A força da correnteza invadiu parte do terreno, passou sobre a rua e derrubou uma grade que servia de guarda corpo para os pedestres. Mas na mesma velocidade em que se elevou, o córrego voltou ao nível normal.

Foi assim em diversos pontos da cidade em que a chuva torrencial sobrecarregou galerias e córregos. No trevo da Cattani, a Avenida Dom Agostinho Sartori ficou com mais de meio metro de água; as marginais do Lonqueador em pontos mais baixos também, além da baixada da Romeu Lauro Werlang. A enxurrada foi passageira, mas afetou do Sul ao Norte da cidade.

As ruas alagadas contrastam com o longo período de estiagem pelo qual a região passa, com chuvas abaixo da média desde 2019. A chuvarada de ontem, no entanto, foi um evento extremo: caiu 116 mm do início da manhã até o fim da tarde, segundo a medição feita pelo IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) na estação meteorológica do Nova Petrópolis. Em outros pontos de Beltrão, chegou a chover até mais, relataram moradores. No Quibebe, o pluviômetro com capacidade para 130 mm transbordou, no Seminário foram 101 mm, no Rio Tuna 130 e no Alvorada 120.

Chuva do mês em dois dias

O observador meteorológico do IDR, Josmar Ramos, buscou nos dados históricos do órgão quando havia sido a última vez que choveu tanto em um único dia.

 “Em 21 de outubro de 2017 registramos 124 mm em 24 horas. Foi a última grande enxurrada, inclusive com fortes ventos e granizo na noite anterior e com alagamentos devido ao grande volume”, cita.

Entre quarta e ontem, o acumulado já chega a 142,6 mm em Beltrão. É quase a média histórica prevista para todo o mês de março, que fica em 150 mm.