domingo, março 06, 2022

Prudentópolis fará cadastro para receber refugiados da Ucrânia

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis disponibilizará um cadastro elaborado oficialmente  para pessoas e empresas que queiram oferecer algum tipo de ajuda relacionada ao acolhimento de refugiados oriundos da Ucrânia. O Município informou que a forma de elaboração desse cadastro está em fase de ajustes, e que manterá o sigilo dos dados das famílias ou empresas cadastradas, e que venham a oferecer doações ou espaço para acolhimento dos refugiados da Ucrânia.

Refugiados da Ucrânia

A informação consta em nota oficial divulgada pela prefeitura nesta sexta-feira (4), detalhando como deve ocorrer sua participação na Comissão Nacional de Ajuda Humanitária e de Acolhimento a Refugiados – “Humanitas Brasil Ucrania”.

Segundo o Município, a comissão é formada por representantes da Embaixada do Brasil e da Embaixada da Ucrânia, Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Representação Central Ucraniano Brasileira, Consulados Ucranianos de Curitiba e de São Paulo, diversas associações, igrejas, empresas, instituições educacionais, poderes públicos dos estados e municípios envolvidos, principalmente Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

“O Programa foi lançado a partir da publicação da Portaria Interministerial nº28 de 3 de março de 2022 (Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério das Relações Exteriores) que trata da concessão de visto temporário e da autorização de residência para fins da acolhida humanitária aos nacionais ucranianos e apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia”, informa a nota.