terça-feira, março 01, 2022

Prefeitura de Prudentópolis divulga nota de apoio ao povo ucraniano e oferece refúgio

Em nota divulgada , a prefeitura de Prudentópolis, comunidade com mais imigrantes da Ucrânia no Brasil, ofereceu refúgio para ucranianos que estão na área de conflito com a Rússia. 

De acordo com a nota emitida pelo prefeito da cidade, Osnei Stadler, a cidade segue com as portas e coração aberto ao povo ucraniano. “Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construiram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”.

ATO DE APOIO

A comunidade ucraniana de Prudentópolis também prestou solidariedade ao país em um ato realizado na Praça Ucrânia, no Centro da cidade, na tarde dessa quinta feira (24 de fevereiro).

Com roupas ucranianas e bandeiras da Ucrânia os participantes, rezaram por seu povo, cantaram o hino do País atacado e em seguida o hino Brasileiro.

CONFIRA NA INTEGRA NOTA DE APOIO DIVULGADA PELA PREFEITURA DE PRUDENTÓPOLIS

“Ocorreu o que o mundo temia. O território ucraniano foi invadido por forças militares russas, numa agressão direta à democracia, ao território e a individualidade de um povo milenar.

Prudentópolis abriga uma das maiores comunidade de descendentes de ucranianos fora da Ucrânia, e lamenta profundamente o ocorrido, pois a dor que é sentida diretamente pelos ucranianos há milhares de quilômetros de distância, aqui reverbera entre os nossos descendentes.

As imagens que chegam pelos meios de comunicação causam angústia, ao vermos pessoas tendo que deixar suas casas e tudo o que construiram na vida sem saber se poderão voltar.

O desafio à soberania do governo e do território ucraniano è grave, e não pode ser entendida como normal pelas demais nações. Hoje é a soberania ucraniana que se mostra ameaçada, amanhã qualquer outra pode ser alvo da ganância e da prepotência.

Rogamos a Deus proteção e forças às pessoas que sofrem com a invasão e com os efeitos da guerra. Unimo-nos em oração com o povo ucraniano e com sua igreja; pelo anseio único da paz, desejando que a tranquilidade volte a reinar na Ucrânia.

Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construiram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra.

O governo municipal solidariza-se com o Governo da Ucrânia, com a cidade irmã de Ternopil e com toda a comunidade ucraniana local, nacional e mundial, colocando-se ao lado desta e clamando pelo respeito à soberania da Ucrânia.

Estabelecemos ao longo do tempo laços de amizade com o povo ucraniano e com as instituições oficiais da Ucrânia, e estaremos a postos para prestar a ajuda que nos for possivel.

Слава Україні!

Герояж лава/

Osnei Stadler Prefeito Manicipal de Prudentópolis”