quarta-feira, março 30, 2022

Dengue tem verdadeira explosão nas regiões Oeste e Sudoeste do PR

O fato de a Covid-19 ter perdido força a ponto de o Paraná ter abolido a obrigatoriedade do uso de máscaras, inclusive em recintos fechados, não minimizou a preocupação das autoridades da saúde. É que se de um lado a pandemia perdeu força, de outro a proliferação da dengue experimenta uma verdadeira explosão em todo o Estado. Só na última semana foi registrado um aumento de nada menos que 77% no número de casos confirmados.

As Regionais de Saúde de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco figuram entre as sete com números mais elevados, o que equivale a dizer que a situação mais preocupante é a das regiões Oeste e Sudoeste, que já chegaram a 3.069 casos confirmados. O Estado também já registrou dois óbitos, mas nenhum deles nestas regiões - um é de Nova Esperança e outro de Apucarana.

O maior número de casos confirmados está na Regional de Francisco Beltrão (1.998). Depois vêm as Regionais de Foz do Iguaçu (1.291), Cascavel (1.077), Maringá (718), Umuarama (559) e Toledo (416). Só na cidade de Cascavel já foram confirmados 639 casos. Por isso, a partir desta quarta-feira (30) o Hospital de Retaguarda passa a ter um ambulatório exclusivamente para atender casos suspeitos de dengue.

Vale lembrar que os sintomas característicos da dengue são febre alta (39º a 40º C) de início repentino, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, prostração, fraqueza e erupções cutâneas, e também que a dengue só pode ser combatida com a eliminação de fogos do mosquito Aedes aegypti.