quinta-feira, março 31, 2022

Após Prefeito Berto Silva interceder , Presidente do TRT-PR sinaliza pela permanência da Vara do Trabalho em Laranjeiras do Sul

O prefeito Berto Silva, recebeu em seu gabinete na quarta-feira, 30, a visita da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargadora Ana Carolina Zaina. Em reunião extremamente produtiva, foi tratado sobre o fechamento da Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul. No encontro, foi estabelecida uma conversa muito franca, onde o prefeito apresentou a realidade do município e defendeu contundentemente a permanência da instituição. 

A Vara do Trabalho de Laranjeiras foi atingida pela Resolução 296 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que determina a reavaliação e readequação quando ocorre redução significativa no número de ações trabalhistas. 
 
Em todo o País essa medida provocou alerta e preocupação com o eventual fechamento de Varas do Trabalho. Na reunião, a presidente tranquilizou a população afirmando que não há intenção do TRT/PR de fechar a Unidade. Tampouco existe tal intenção do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). 
 
“Na semana passada me reuni com COLEPRECOR, sociedade civil composta pelos Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho. Lá estiveram presentes o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, as esferas onde as decisões sobre este tema serão tomadas em definitivo. Eles nos tranquilizaram e pediram que levássemos a informação até os jurisdicionados. A intenção não é extinguir as Varas do Trabalho. Pelo contrário, a luta é pela manutenção da jurisdição”, destacou a desembargadora.

O prefeito Berto Silva, elogiou o porte e nível da presidente do TRT-PR e disse que as palavras dela foram reconfortantes. “Estabelecemos uma conversa muito franca e aberta, expondo a nossa realidade e a nossa defesa contundente contra o fechamento, pois isso seria o sacrifício do próprio povo, que é quem mantém os poderes e governos, e para quem a lei e a justiça devem existir. Todos nós saímos tranquilos da reunião, mesmo sabendo que não houve uma decisão definitiva já que não cabe ao TRT do Paraná”, afirmou o prefeito. 

Também participaram da reunião, o Juiz Titular da TRT-9ª Região, João Luiz Wentz; o vice-prefeito, Valdemir Scarpari; vice-presidente da Câmara, vereador Tarso Campigotto; presidente da OAB, subseção de Laranjeiras do Sul, Maressa Pavlak Melati; advogados e secretários municipais. 

Atuação - Atualmente a Vara Trabalhista da Comarca, além de Laranjeiras do Sul, atende aos municípios de Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. Vale lembrar que a Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul foi, por diversas vezes, um dos destaques no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho.