quinta-feira, março 31, 2022

ADAPAR Regional de Laranjeiras do Sul monitora e desenvolve trabalho de controle de população de morcegos


ADAPAR Regional de Laranjeiras do Sul monitora e desenvolve trabalho de controle de população de morcegos hematófagos, que são aqueles que se alimentam de sangue. Esses podem carregar consigo o vírus da Raiva.

 Produtor precisa ficar atento ao ataque nos animais devido a possível transmissão da doença. 
 

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná ADAPAR, tem como Missão: Promover a saúde animal, a sanidade vegetal, a inocuidade dos alimentos, a conformidade do comércio e uso de insumos agropecuários, o uso adequado do solo agrícola, com responsabilidades compartilhadas entre as partes interessadas, em benefício da sociedade.

 

Hoje vamos destacar um importante trabalho no monitoramento e controle do morcego hematófago, que é aquele que se alimenta de sangue. Esse pode carregar consigo o vírus da raiva. Essa doença que ataca o sistema nervoso, é grave e fatal. Todos os animais mamíferos podem pegar a raiva, inclusive os seres humanos.

 

Em nossa região o trabalho de monitoramento da ADAPAR, capturou vários morcegos hematófagos, em abrigos que são monitorados pela agência. Não houve identificação do vírus nos animais capturados, e esse trabalho continua para garantir o controle sanitário.  Por Jefferson Silva RCA / Fotos Adapar