sábado, fevereiro 05, 2022

Unicentro reabre período de inscrições para vestibular 2022 da instituição; veja nova data

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reabriu um novo período de inscrições para o vestibular 2022 da instituição. Nesta edição, são ofertadas 1.254 vagas em 40 cursos de graduação.

Agora, os interessados podem se inscrever até domingo (6), exclusivamente pela internet, e o valor da taxa de inscrição é de R$ 150. O prazo inicial era 30 de janeiro.

De acordo com a instituição, as inscrições foram reabertas para que candidatos que não puderam se inscrever antes ou não sabiam do processo possam garantir a participação no vestibular.

As provas do processo seletivo estão previstas para o dia 13 de março.

Os cursos de graduação estão distribuídos nos três campi universitários - o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati - além das unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis.

Durante a inscrição, o candidato deve escolher a opção de curso e também a cidade onde quer fazer a prova, não havendo a necessidade de ser o local de oferta do curso.

Além disso, é preciso que o candidato defina também uma opção de língua estrangeira moderna, entre inglês e espanhol.

A partir desse processo seletivo, as provas deixam de ocorrer em dois dias e passam a ser concentradas em única data, com ampliação do tempo de permanência dos candidatos em sala.

"O vestibular será realizado em uma única etapa, com cinco horas de duração e, agora, com 60 questões para serem respondidas pelos candidatos. Mantemos os grupos de curso, mas houve uma diminuição no número de questões de cada disciplina", informa Maria Aparecida Mores, coordenadora de Processos Seletivos da universidade.

Provas

Todos os candidatos inscritos, independente do curso a que concorrerem a uma vaga, farão a redação, responderão as 10 questões de língua portuguesa e literatura e as cinco perguntas de língua estrangeira.

Já as demais matérias - arte, biologia, filosofia, geografia, história, matemática, química e sociologia - são definidas a partir do grupo a que pertence o curso em que o estudante concorre a uma vaga.

Cada grupo é comporto por cinco disciplinas e cada uma delas com nove questões objetivas.

Outra mudança para o vestibular 2022 é na lista de obras recomendadas para a prova de literatura. Nos processos seletivos de 2022 e 2023, as obras literárias que serão exploradas são:

  • "Inocência", de Visconde de Taunay;
  • "A hora da estrela", de Clarice Lispector;
  • "Seminário dos Ratos", de Lygia Fagundes Telles;
  • "Sagarana", de Guimarães Rosa;
  • "Comédias para se ler na escola", de Luís Fernando Veríssimo;
  • "Dois em um", de Alice Ruiz;
  • "Rosa que está", de Luci Colin;
  • "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior;
  • "Sagrada Esperança", de Agostinho Neto;
  • "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna.