sexta-feira, fevereiro 04, 2022

UFFS firma acordo de cooperação técnica com o município de Porto Barreiro


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) firmou acordo de cooperação técnica que visa operacionalizar a execução da oferta de turmas do curso Interdisciplinar em Educação no Campo: Ciências Sociais e Humanas - Licenciatura no município de Porto Barreiro/PR. O prazo de vigência do acordo é de 5 anos e seis meses, com vigência a partir de fevereiro de 2022, podendo ser prorrogado.

O acordo viabiliza a oferta de duas turmas do curso, com 40 acadêmicos cada. Conforme acordo, metade das aulas ocorrerão na Casa Familiar Rural de Porto Barreiro e a outra metade no Campus Laranjeiras do Sul, sendo que o município deverá custear o transporte dos estudantes do curso até a Universidade, quando for o caso.

A carga horária cursada será de 3.450 horas, distribuídas em 9 semestres, conforme matriz curricular do projeto pedagógico do curso, alternando entre o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade, ou seja, parte da carga horária do curso será desenvolvida na Universidade e parte da carga horária será realizada nas comunidades de origem dos estudantes, possibilitando a manutenção do vínculo com o local de moradia (Tempo Comunidade).

O acordo prevê a formação de pessoas que não teriam condição de realizar o curso em regime regular e na Universidade, assim, a parceria visa o compartilhamento de potencialidades entre os partícipes.

A cooperação visa garantir a estrutura para permanência dos estudantes do curso durante o Tempo Universidade. Caberá à prefeitura de Porto Barreiro disponibilizar o espaço físico, sendo salas de aula, alojamento, banheiros, copa/cozinha e refeitório entre outros. A UFFS deverá disponibilizar os servidores docentes para as atividades acadêmicas, a execução do curso e a coordenação do acordo, além de servidores técnico-administrativos para as matrículas e organização de documentos do curso, entre outros. Será responsabilidade dos estudantes a alimentação durante o período do Tempo Universidade, a limpeza e organização dos alojamentos e espaços coletivos, material de limpeza e higiene pessoal.