sábado, fevereiro 05, 2022

UFFS - Campus Laranjeiras do Sul realiza nova etapa de experimento sobre cultivo de flores

A UFFS - Campus Laranjeiras do Sul iniciou, no mês de janeiro, mais uma etapa do projeto  de cultivo de flores desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do projeto nacional "Flores para Todos" (PhenoGlad), coordenado pelos professores Nereu Augusto Streck e Lilian Osmari Uhlmann (UFSM).

Em Laranjeiras do Sul, o projeto é denominado "Mais Flor Por Favor" e coordenado pelas professoras Cláudia Lima e Josimeire Leandrini e pelo engenheiro agrônomo Edemar Baranek, técnico administrativo em educação. Conforme a professora Cláudia Lima, o projeto visa divulgar a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para agricultores familiares.

O projeto é organizado em várias etapas. Em 2020, foi iniciado o experimento com gladíolos (Palma de Santa Rita) e, neste ano, foi iniciado o experimento com girassol de corte, utilizado para ornamentação. O projeto tem a participação de seis estudantes vinculados ao Grupo de Horticultura e Grupo PET do Campus. 

O experimento busca identificar o efeito da poda em girassol de corte cultivado em três densidades de plantio, em sistema orgânico de produção. A semeadura foi realizada no dia 27 de janeiro na Área Experimental do Campus, e a cultivar utilizada foi a Vicent’s Choice. A expectativa é que o estudo envolva, aproximadamente, 1000 plantas. 

Com base no experimento, três estudantes irão desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). A acadêmica Cintia Izabela Vienc Hilatchuk utilizará a parte de campo para desenvolver seu TCC, a parte de pós-colheita será abordada no TCC da Fátima Drabeski e a estudante Yanara dos Santos Ribeiro trabalhará com a verificação de custos.