sexta-feira, fevereiro 04, 2022

SE A MODA PEGA - Padre de Ubiratã é afastado acusado de promover aglomerações

 O afastamento de um padre em Ubiratã mexeu com a comunidade católica na pequena cidade da região oeste do Paraná. 

A saída definitiva do vigário Dirceu Sabino foi informada à comunidade em uma publicação no dia 8 de janeiro e desde então vem causando muita polêmica. Em carta, o bispo da Diocese de Campo Mourão, Bruno Vesari explica os motivos de Sabino deixar a paróquia Santo Antônio.

O bispo disse que alertou o padre sobre as aglomerações no ano de 2020, período mais grave da pandemia. Afirmou ainda, que embora advertido em setembro de 2020, ele desobedeceu os superiores sendo afastado definitivamente em dezembro de 2021 após decisão da igreja. 

Fieis chegaram a fazer um abaixo-assinado em apoio e pela manutenção do padre Dirceu Sabino. Nesta semana, outro grupo se manifestou em favor do padre afastado. "Padre Dirceu possuía uma atuação irretocável é elogiado, amado, pelos paroquianos, sempre de prontidão para servir. Inconformados com as injustiças foram aproximadamente colhida cerca de 2.500 assinaturas inicialmente manifestando inconformismo. Caso o Sacerdote houvesse infringido as normas sanitárias em 2020,(o que não ocorreu) deveria a diocese ter tomado as devidas providências àquela época, pois a omissão certamente teria colocado em risco a saúde dos fiéis e munícipes." 

Dom Bruno explicou na carta aos fiéis de Ubiratã que o padre esteve em férias remuneradas durante o mês de janeiro, sendo em fevereiro afastado definitivamente.