segunda-feira, fevereiro 14, 2022

Rede municipal de ensino de Guarapuava estimula a alimentação saudável de alunos

Uma alimentação saudável na infância é o primeiro passo para uma vida mais duradoura, além disso, ela promove saúde, desenvolvimento e bem estar. E é desse modo que as 71 unidades escolares da Rede Municipal de Guarapuava estão engajadas com um propósito muito especial, oferecer alimentação balanceada e de qualidade. 

Para o secretário de Educação, Pablo Almeida, a alimentação saudável é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “Sabemos que para ter um bom desempenho escolar, nossas crianças precisam estar bem nutridas. Por isso, sempre trabalhamos, fazemos um cardápio completo para oferecer tudo do bom e do melhor no que diz respeito à alimentação aos nossos alunos”, destacou.

“A merenda escolar oferecida  nas escolas públicas,  é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos,  físico,  intelectual,  afetivo,  econômico e social.  Esses aspectos contribuem para que o aluno tenha condições  de apresentar um bom rendimento escolar. Uma alimentação saudável e nutritiva como as fornecidas na merenda escolar,  é nesse sentido,  base para o crescimento das gerações que construíram o futuro deste país”, acrescentou a diretora da Escola Prof Carlita Guimarães Pupo, Gislaine Fabricio.

Para a cozinheira da escola, Jaqueline Almeida, cozinhar para as crianças é muito gratificante, “A gente prepara tudo com muito amor e carinho, e eles recebem muito bem cada cardápio. Para nós merendeiras, se torna prazeroso”.  Assim como para a estudante Alana Batista, de 06 anos, uma das 17 mil crianças que recebem a merenda escolar todos os dias. “Eu amo comer a comida feita pelas tias, é tudo muito saboroso e me ajuda a ficar forte”, contou a pequena. 

Isabela Morais, de 07 anos, acrescenta que o lanche escolar é muito bom. “A gente vê que tem muita coisa diferente na semana. O lanche da escola é muito bom, sempre saudável, eu gosto bastante,  amo muito esse pãozinho com carne, repetiria dez vezes”.

Os cardápios são preparados por nutricionistas, seguindo as especificações do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), que selecionam os produtos de acordo com a indicação para cada faixa etária. São frutas, legumes, proteínas, dentre outros alimentos ricos em vitaminas, fibras, e sais minerais, que contribuem para o melhor desenvolvimento das crianças.