segunda-feira, fevereiro 07, 2022

Prouni vai oferecer mais de 273 mil bolsas este ano

Mais de 273 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior serão disponibilizadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2022. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as vagas já podem ser consultadas pelos estudantes através do site da pasta.

Ao todo, serão ofertadas 81.036 bolsas integrais e 91.965 parciais, que cobrem 50% da mensalidade da mensalidade, para 19.584 cursos em 1.085 universidades particulares de todo o país. Estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia possuem o maior número de vagas disponibilizadas.

As inscrições para participar do processo seletivo do programa começam no dia 22 de fevereiro e vão até o dia 25 do mesmo mês. Podem concorrer às bolsas os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, obtendo nota mínima de 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, é necessário se encaixar em algumas das seguintes categorias:

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Na hora da inscrição, o candidato terá até duas opções de instituição de ensino, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Quando o prazo for encerrado, o sistema irá classificar os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem. A primeira chamada será realizada no dia 2 de março.