segunda-feira, fevereiro 28, 2022

Piracema ACABA hoje segunda feira de Carnaval no Paraná

Termina nesta segunda-feira (28) a Piracema, período de defeso reservado à reprodução dos peixes. A temporada de pesca estará liberada na terça-feira (1°), em todo Paraná . Os pescadores que praticam a pesca amadora precisam emitir licença ambiental e se atentar às regras para não ser multado por crime ambiental.

Desde 2020, só é permitido ao pescador levar um exemplar de peixes de espécie nativa, como o pacu, pintado, cachara, jaú, dentre outros, além de cinco exemplares de piranhas, dentro das medidas mínima e máxima. Se a espécie pescada estiver fora dos tamanhos permitidos, deve ser solta imediatamente no local. Já a pesca do dourado segue proibida até 2024, conforme Lei 5.231, Lei nº 5.321 de 10 de janeiro de 2019.

Com relação às espécies consideradas exóticas, não há cota, o pescador pode levar qualquer quantidade que conseguir pescar. São consideradas exóticas aquelas que não pertencem à fauna local, por exemplo, as espécies apaiari, bagre africano, black bass, carpa, peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo, tambaqui.