segunda-feira, fevereiro 21, 2022

PARANAENSE DE FUTSAL - Série Ouro muda formato e já tem data para começar

O congresso técnico da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal foi realizado neste sábado, 19, em Cascavel. Os 14 integrantes da competição, juntamente com a Federação Paranaense, debateram, entre tantos assuntos, o formato de disputa da competição em 2022.

Após uma votação acirrada, ficou definido que o estadual voltará, após duas edições, a ter a primeira fase num grupo único com turno e returno. Serão 26 rodadas. Avançam para o mata-mata os 12 primeiros, sendo que os quatro melhores vão para a terceira fase, enquanto do quinto ao 12º se enfrentam na segunda fase. Os dois piores serão rebaixados para a Série Prata de 2023. 

A primiera rodada está prevista para 12 de março, um sábado. 

Integrantes

Participam da Série Ouro deste ano 14 clubes, além do campeão Cascavel e do vice Campo Mourão, os remanescentes são: Acel, Ampere, Dois Vizinhos, Foz Cataratas, Marechal, Marreco, Operário Laranjeiras, Palmas, Pato e Umuarama. CAD, de Guarapuava, e Aaema, de Mariópolis, chegam da Série Prata. 

Votação

Na escolha do formato de disputa os clubes que disputam a Liga Nacional votaram numa fórmula que dividia os times em dois grupos, com partidas em dois turnos (um enfrentado adversários da mesma chave, no outro contra do grupo adversário), totalizando 19 jogos. Entretanto, os sete integrantes que possuem como principal foco o estadual optaram pelo grupo único. O voto da Federação decretou a escolha, que vigorará por três temporadas. Por Juliam Nazare/JB