segunda-feira, fevereiro 14, 2022

Laranjeiras do Sul será Companhia Independente da PM com 10 municípios

16° BPM tem no comando o Coronel Joas
 
O 16° Batalhão da Polícia Militar, com sede em Guarapuava, passa por reformulação. De acordo com o comandante Coronel  Joas, o destacamento de Laranjeiras do Sul será elevado à Companhia Independente. Depende apenas da assinatura do governador Ratinho Junior. Quando isso ocorrer, conforme o Coronel Joas, ela deixará de pertencer ao 16° BPM.

Outra alteração será o destacamento de Pinhão. “Já estamos trabalhando para que se torne uma Companhia Destacada”. Além  disso, aumentou o número de policiais que virão. Inicialmente seriam 60 policiais. Mas com a intervenção do deputado Artagão Junior, subiu para 80.

 A mudança em Laranjeiras do Sul, segundo o Coronel Joas, ocorre em função da Regiãosediar conflitos fundiários. É lá que está o maior assentamento de sem-terra da América Latina. Sediado em Rio Bonito do Iguaçu, o Assentamento Ireno Alves fica entre Laranjeiras do Sul e Chopinzinho. Com essa alteração, a Companhia vai atender 10 cidades. Ou seja, um universo de 110 mil habitantes. Para isso, a estrutura será mais ‘robusta’

EM PINHÃO, COMPANHIA DESTACADA

 Em contrapartida, Pinhão terá uma Companhia Destacada. De acordo com o histórico trata-se de uma luta de seis anos. Todavia, as gestões junto ao Governo levam o nome da deputada Cristina Silvestri (CDN). Dessa forma, a Companhia terá mais policiais, mais viatura. Porém, aumenta a responsabilidade territorial. Com a inclusão  da sede e dois distritos (Faxinal e Segredo), além de Reserva do Iguaçu e Foz do Jordão. 

 Com essas readequações, o 16° BPM, portanto, terá 14 municípios e não mais 24. Além de quatro subunidades. Conforme essa redução, ficam sob responsabilidade do 16º, além de Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Pinhão. Assim como Candói, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão. Além de Pitanga e Manoel Ribas. Bem como, Santa Maria do Oeste, Mato Rico, Nova Tebas, Boaventura do São Roquee Prudentópolis. 

 Já a 10ª Companhia Independente de Laranjeiras do Sul fica com o restante das cidades antes atendidas pelo 16º. Ou seja, além de Laranjeiras, acolhe Marquinho, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro. E ainda Cantagalo, Goioxim, Virmond, Palmital e Laranjal - Com RSN