sexta-feira, fevereiro 11, 2022

Conheça a história da estátua de Irati considerada por anos como a maior Nossa Senhora das Graças do mundo

No dia 16 de setembro de 1957, Irati, na região central do estado, ganhou como presente de 50 anos um novo local para a população depositar as preces. Uma imagem de Nossa Senhora das Graças, de 22 metros de altura, instalada no topo de uma colina.

A posição, estratégica, permite que uma das representações de Maria de Nazaré seja vista de quase toda a cidade.

A história do monumento, que por muito tempo foi considerado pela comunidade católica como a maior imagem da santa no mundo. 

Atualmente, o ponto turístico em que a santa está é chamado de Colina Nossa Senhora das Graças. O bairro leva o mesmo nome.

A região fica próxima a um dos acessos de Irati, quase às margens da BR-27. No ambiente, há três locais para fiéis rezarem, sendo um deles logo abaixo da imagem. 

Há, também, um mirante no local, onde devotos começaram a prender cadeados, em uma atitude similar ao que acontecia na ponte Des Arts, em Paris, famosa entre visitantes apaixonados.  

Segundo estudos do historiador José Maria Orreda, que morreu em 2014, a construção da santa representa um marco para Irati, com destaque para o envolvimento não só da comunidade local, mas também de municípios da região para que ela fosse erguida.

Não bastasse a devoção lapidada no decorrer dos anos, há uma coincidência histórica que também liga à santa ao município. 

Segundo a igreja católica, a primeira aparição de Nossa Senhora das Graças aconteceu em 1830, em Paris. No mesmo ano, há quase 10 mil quilômetros de distância, a terra do Rio de Mel era batizada com o nome que tem hoje, Irati. 

Curiosidades

A construção da santa é repleta de curiosidades, entre elas, a altura. Dos 22 metros, 9 são da base e 13 do monumento em si.

Confira outros detalhes da estátua, segundo dados da prefeitura, Paróquia São Miguel e Comissão de Manutenção da Imagem da Santa.

  • Pesa cerca de 10 toneladas.
  • Pela localização em que está, pode ser vista de quase toda a cidade.
  • Foi considerada, por anos, como a maior estátua do mundo de Nossa Senhora das Graças. Mas o posto foi perdido após a inauguração de uma imagem de quase 25 metros, da mesma santa, em Laurentino, Santa Catarina.
  • Para ser erguida, foi dividida em 70 peças e transportada para o município de caminhão.
  • Pouco antes da inauguração, em 13 de setembro de 1957, o então papa Pio 12 mandou uma carta aos moradores de Irati concedendo ao município a chamada bênção apostólica.
  • A escadaria para a colina da santa tem 197 degraus. A do Cristo Redentor, em comparação, tem 220.