sábado, fevereiro 19, 2022

CNH: confira o novo modelo da carteira de habilitação a partir de junho

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está de cara nova. O documento começará a ser emitido em junho, mas o novo modelo já foi divulgado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas, atenção: os motoristas não são obrigados a fazer a troca para que o documento continue valendo.

Ou seja, o modelo vai ser substituído aos poucos sem precisar trocar imediatamente para o novo padrão do Contran. Enquanto isso, os novos documentos que forem emitidos chegarão com a novidade, assim como a CNH em segunda via ou renovações.

Nova CNH

O anúncio da mudança no documento foi feito em dezembro do ano passado. A ideia é reunir ainda mais informações na CNH e facilitar a checagem dos dados pelas autoridades de trânsito.
A nova CNH continua sendo nos modelos digital ou físico. Essa escolha será feita pelos próprios motoristas, que podem optar por apenas uma das versões ou nas duas formas.

Agora a carteira passará a ter as cores verde e amarelo, como referência à bandeira do Brasil. Além disso, a nova CNH vai identificar o tipo de veículo que o motorista está liberado para dirigir. Essa informação vai ser destacada em uma tabela.

No documento vai constar uma imagem do tipo de veículo, assim como a categoria da CNH. Outra novidade é que a CNH vai indicar também se o motorista está com a carteira permanente ou definitiva. A informação vai ser identificada pelas letras P e D, respectivamente.

Além disso, a nova CNH informará se o motorista faz uso do veículo a trabalho. E se tem algum tipo de restrição médica para conduzir. O QR Code que já vinha em destaque nas CNHs do modelo anterior também será mantido no novo documento, com mais informações relevantes sobre o condutor.