segunda-feira, fevereiro 14, 2022

Beltrão - Túnel antienchentes é uma obra única no Estado e uma das poucas do País neste modelo.

Um atrativo que está sendo programado para esta edição da Expobel vai aproveitar parte da obra de contenção de cheias para mostrar como funciona o projeto que está sendo implantado em Francisco Beltrão. A Prefeitura confirmou que irá organizar visitas guiadas ao emboque do túnel, que fica dentro do parque de exposições (na área onde em outras edições estava o parque de diversões).

A obra mudou radicalmente o cenário de parte do parque, ocupado pelas rochas retiradas das escavações. Uma rampa está sendo construída para dar acesso a uma espécie de mirante, em que será possível visualizar parte do canteiro montado pela empreiteira Siton e do canal por onde a água do Córrego Urutago irá passar até chegar ao túnel. É neste ponto que está instalada a comporta.

O secretário de Viação e Obras, Cláudio Borges, adiantou que a visitação será controlada e cumprindo regras de segurança. O Corpo de Bombeiros irá vistoriar a área para liberar o acesso de pessoas.

A construção do túnel antienchentes é uma obra única no Estado e uma das poucas do País neste modelo. Equipes de outras cidades que também sofrem com as cheias já vieram à Beltrão conhecer o projeto e, em 2020, a Prefeitura havia liberado por um tempo a visitação da população ao canteiro de obras.