sábado, janeiro 08, 2022

Parque Nacional do Iguaçu completa 83 anos na segunda-feira, 10 de janeiro

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga a principal reserva de mata atlântica do sul do Brasil, vai completar 83 anos de criação na próxima segunda-feira (10). A unidade de conservação foi criada em 10 de janeiro de 1939, pelo Decreto-Lei nº 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas.

Em 1986 recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco. Já as Cataratas do Iguaçu, localizadas em seu interior, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza no dia 11 de novembro de 2011.

O Parque Nacional do Iguaçu se consolidou, nessas oito décadas, como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo.

A unidade de conservação, que é uma das mais visitadas do Brasil, protege uma área de 185 mil hectares de Mata Atlântica e uma rica biodiversidade, constituída por espécies singulares da fauna e flora brasileiras.

O parque está localizado no Oeste do Paraná, na fronteira do Brasil com a Argentina, mais especificamente na província de Missiones. Já as Cataratas do Iguaçu estão situadas entre a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a argentina Puerto Iguazú.

A sua riquíssima biodiversidade e a raridade de beleza cênica contribuíram para transformar o Parque Nacional do Iguaçu em Patrimônio Natural da Humanidade, em 1986, e no abrigo da Maravilha Mundial da Natureza, no ano de 2011, em votação mundial.

Atualmente, o parque realiza ações de visitação pública, pesquisa, educação ambiental e proteção. Todo esse cuidado e trabalho integrado proporcionam aos visitantes condições únicas e inesquecíveis de contato com uma das mais raras feições da natureza. Com Ronildo Pimentel