quarta-feira, janeiro 05, 2022

Paraná deve ter salto na arrecadação de grana com o IPVA 2022. Já olhou o valor do seu veículo?

 

O Paraná deve arrecadar esse ano R$ 5,2 bilhões com a cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O valor é 35% superior ao arrecadado em 2021. A previsão é da secretaria estadual da Fazenda (Sefa). Segundo a secretaria, não quer dizer que o valor do imposto tenha subido. 

A explicação para a disparada do IPVA é o aumento do preço dos veículos e também o crescimento da frota.

É que para calcular o IPVA, a Sefa utiliza a variação da tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) dos últimos 12 meses, até setembro, quando é fixado o valor do imposto para o ano seguinte. De acordo com o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, entre os meses de setembro de 2020 e setembro de 2021 o preço dos veículos novos subiu cerca de 26% e dos usados, 31,05%.

A valorização dos veículos ficou bem superior à inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado de setembro de 2020 a setembro de 2021, que mede a inflação, foi de 10,05%. O principal motivo deste descompasso foi a falta de peças, principalmente semicondutores, que reduziu a produção, levando à alta nos preços, especialmente dos usados.

Sobre o valor estimado para a arrecadação do IPVA em 2022 pesa também o aumento da frota, que passou de 4,5 milhões para 4,6 milhões de veículos no Paraná.