quinta-feira, janeiro 13, 2022

Homem morre após confronto com a polícia militar em Pinhão

A Polícia Militar do Pinhão foi informada que na terça-feira a noite, na localidade de Nova Divinésia, 3 indivíduos armados estavam tentando realizar assaltos à mão armada à diversos veículos que transitavam pela PR 170, sendo que inclusive chegaram a atingir uma mulher com disparos de arma de fogo, a qual foi encaminhada para o Hospital de Pinhão. Ainda neste dia, um desses indivíduos foi localizado pela equipe policial militar do Pinhão, onde houve confronto armado e o autor se evadiu para o matagal, sem ser possível localizá-lo.

Ontem a polícia militar recebeu uma ligação anônima via 190, na qual a solicitante informou que um dos autores dos fatos ocorridos no dia anterior teria retornado até o local do confronto, e estaria novamente em uma casa trajando moletom cinza. Diante dos fatos, as equipes policiais deslocaram até o local denunciado. Ao se aproximarem, foi possível visualizar um indivíduo do lado de fora da residência, na parte dos fundos, de moletom cinza, com as mesmas características repassadas pela denunciante. Ao visualizar a aproximação policial, esse indivíduo imediatamente levou uma das mãos até a cintura e sacou uma arma de fogo do tipo revólver. Ao mesmo tempo em que sacava a arma, o homem começou a correr em direção ao matagal.

Durante essa corrida, o indivíduo se virou, levantou o braço e apontou a arma de fogo em direção às equipes, sendo possível escutar que ele puxou o gatilho e o cão do revólver percutiu, diante da injusta agressão, considerando a clara tentativa de atentado contra à vida dos policiais. Visando resguardar a integridade física de todos os membros das equipes envolvidas e atuando em legítima defesa, foi revidado com disparo, onde o indivíduo caiu imediatamente, largando o revólver ao seu lado enquanto caía.

Em seguida às equipes policiais se aproximaram e identificaram que o indivíduo havia sido atingido. O homem foi identificado como um jovem de 24 anos, conhecido pelas equipes policiais devido ao envolvimento em diversos crimes em toda a região do município, sendo também envolvido na tentativa de roubo do dia anterior. A arma de fogo utilizada pelo autor foi identificada como um revólver marca Taurus, Calibre .38, com numeração suprimida, estando carregada com 6 munições, 5 intactas e uma “picotada” (espoleta percutida porém sem estar deflagrada). O indivíduo ainda possuía em sua cintura um coldre de couro, com mais 4 munições calibre .38 (3 intactas e 1 deflagrada). 

Foi acionado imediatamente o socorro médico, sendo que compareceu no local a ambulância da Defesa Civil de Pinhão, onde atestaram que o autor não possuía mais sinais vitais. Compareceram no local dos fatos a equipe IML, criminalística e oficial supervisor do 16º BPM. Após os fatos, as equipes policiais deslocaram até a residência do indivíduo, localizada na região de Arroio Bonito, sendo durante buscas pelo local, foram localizadas escondidas 02 armas de fogo irregulares do tipo espingarda artesanal, além de uma lavadora de pressão e uma bomba costal, provavelmente objetos de furto. Todos os armamentos e objetos apreendidos foram encaminhados e entregues na Delegacia. O revólver utilizado pelo autor e suas munições foram recolhidas pela criminalística.