sexta-feira, janeiro 14, 2022

Guaraniaçu - Cuidar da água é preservar a própria vida!

 Todos sabem, ou deveriam saber, que o corpo humano é constituído por 65% de água. Mais que qualquer outro argumento em defesa da preservação da água, esse fato já deveria nos fazer pensar como a qualidade da água é importante para a vida. De toda a água existente em nosso planeta, apenas 2,5% representam água doce, no entanto a maior parte dessa água se encontra em forma de geleiras ou em lençóis freáticos muito profundos, sobrando apenas 0,26% próprio para consumo.

Assim, se toda a água da Terra fosse representada por uma garrafa de 2 litros, a parte de que dispomos para sobreviver, incluindo agricultura, indústria e higiene, seria o equivalente a três gotas apenas! Nessa conta ainda está incluída a água que continuamos a desperdiçar e poluir, sem fazer praticamente nada para preservar o maior bem que podemos ter.

Métodos simples como, tempo de banho; uso de torneiras no jardim; lavagem de roupas, casa, calçadas, entre outros. Cuidados com vazamentos nas ligações internas (válvulas de descargas; pias, torneiras, vazamentos ocultos etc.), além de preservar geram economia no bolso.

O prefeito Osmário Portela destacou ‘‘ Cuidar da água agora é proteger as gerações futuras, não temos que depender de entidades governamentais, leis severas ou multas, nos tempos de hoje todos têm a tecnologia na mão e a informação dos impactos que vem acontecendo no mundo, esperar que o outro cuide pela gente é a própria falência. Mais consciência menos ambição’’.