quinta-feira, janeiro 13, 2022

Cascavel - Convênio entre a Secretaria Pública de Segurança e a prefeitura , prevê que guardas municipais sejam treinados pela PM

O secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, se reuniu nesta terça-feira (11) com autoridades da área em Cascavel, no Oeste do Estado. Ele apresentou um panorama das obras em andamento e licitações para a região, cujos investimentos do Governo do Estado, por meio da pasta, somam mais de R$ 31 milhões.

A reunião celebrou ainda um Termo de Convênio entre a Secretaria e a prefeitura para que guardas municipais sejam treinados pela PM e possam ter um melhor nível operacional. Foi acertado também que a Guarda Municipal terá acesso a um sistema interno da Segurança Pública do Estado para consultas de nomes, placas de veículos e outras informações que precisam ser verificadas durante as abordagens a pessoas e veículos. 

“Viemos a Cascavel para conversar com o prefeito, receber as demandas e ajudar a solucionar as necessidades de segurança pública desta área. Esta cidade é muito estratégica, está em crescimento econômico e, por isso, estamos atuando de forma muito especial aqui, melhorando estrutura para nossas forças policiais e ampliando os serviços em parceria com o município”, afirmou o secretário Marinho. 

Ele lembrou ainda que há um concurso público em andamento que vai contratar 2,4 mil novos soldados da PM e do Corpo de Bombeiros para o Estado e que parte deste destes candidatos será formada em Cascavel. A previsão é que o treinamento dos novos integrantes inicie a partir de abril deste ano. “Esta formação aqui vai trazer mais segurança para todos das imediações de Cascavel”, destacou.

Marinho também destacou o empenho em projetos e ações que viabilizem maior capacidade operacional e de atendimento à população das instituições vinculadas. “Recebemos 18.750 mil pistolas da marca Beretta, o que nos permite modernizar o armamento de porte da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado”, explicou. 

OBRAS - O chefe de Engenharia da Sesp, tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes, fez uma apresentação sobre as obras em andamento e as licitações previstas para Cascavel e Região. Os investimentos somam R$ 31.249.472,42. Uma delas é a Delegacia Cidadã-padrão III, cujas obras devem começar ainda em janeiro.

A reunião também tratou da licitação para a construção da nova sede do 5° Comando Regional da PM, que ocorrerá nesta quarta-feira (12). Foram abordas a ampliação da Penitenciária Industrial de Cascavel, que está com 12% das obras executadas, e a construção da elevatória rede de esgoto da PIC/PEC, cujo convênio entre a Secretaria da Segurança Pública e a Sanepar para a obra já foi celebrado. Os trabalhos no terreno já começaram. 

Entre outras ações concluídas na região destacadas no encontro estão o Centro de Atendimento Psicossocial do Programa Prumos, que está em funcionamento desde dezembro para atender os profissionais da segurança pública e seus dependentes, e a entrega de motocicletas modelo BMW, utilizadas pela PM no policiamento ostensivo.

“Foi uma reunião de trabalho em que buscamos afinar as ações e melhorar a estrutura de segurança pública da nossa região. Teremos uma Delegacia Cidadã e a possibilidade da Escola de Soldados, dois importantes avanços que proporcionam mais tranquilidade à nossa população”, disse o prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o comandante do 5°CRPM, coronel Sergio Almir Teixeira; o comandante do 3°CRBM, tenente-coronel Antônio Shinda; a delegada-chefe da Polícia Civil, Mariana Manso Vieira; o subcomandante do 6°Batalhão da PM, major Cícero de Oliveira Tenório; o secretário municipal de Segurança, Volmei dos Santos; o presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, Alcione Gomes; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cascavel (Conseg), Sergio Vozniak; o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Cascavel, Sebastião Madril; o deputado estadual Adelino Ribeiro.