sábado, janeiro 15, 2022

Cadeia Pública de Ponta Grossa tem 85% das obras executadas

A nova Cadeia Pública de Ponta Grossa está com 85% das obras executadas e a previsão de entrega é ainda para o primeiro semestre deste ano, conforme apontou a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP -PR). O prédio faz parte de um projeto do Governo do Estado de ampliação do sistema prisional no Paraná, com o objetivo de desafogar as carceragens das delegacias.

As obras começaram em setembro de 2019, a partir de um investimento de R$ 19,8 milhões. Inicialmente, a previsão de entrega estava prevista para novembro de 2020, mas foi impactada pela pandemia.

Segundo a SESP, parte da estrutura já está pronta e a construção entrou na fase de instalações da parte hidráulica e elétrica, além dos acabamentos , na quinta feira  um caminhão entregou as grades que irão dividir as celas. O material veio de Cascavel.

Estrutura

O novo complexo vai contar com um espaço de 6.800 metros quadrados e vai disponibilizar 752 vagas para a custódia de detentos, do sexo masculino, em regime fechado. A nova cadeia também terá dez módulos em sua estrutura, sendo quatro espaços de vivência coletiva e seis de vivência individual. Ainda de acordo com a SESP , a unidade terá área destinada à assistência à saúde, salas de aulas e bibliotecas para ajudar na ressocialização dos presos.

Transferências

A ampliação das unidades penais caminha junto com a criação da Polícia Penal e o programa de retirada de presos das carceragens da Polícia Civil. Com a remoção, os detentos ficam sob gestão do Departamento Penitenciário (Depen). O processo teve início no final de 2020, totalizando 10,3 mil presos já transferidos aos devidos locais de custódia em todo o período.