sexta-feira, janeiro 21, 2022

Aniversário de Palmital é comemorado em 21 de janeiro, dia em que foi fundada no ano de 1961. Em 2022, a cidade completa 61 anos.

A história do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começou em 1929, quando Maximiliano Vicentin começou a desbravar a região. Na época, motivado pela queda do preço da erva-mate, ele se viu obrigado a fechar sua comercial em Campina do Simão, a 66,6 km de Palmital, para explorar novas atividades. 
 
Entre uma área e outra, que eram um sertão, Maximiano iniciou o desbravamento da região para plantar e criar suínos. Ele organizou um grupo com 15 homens, em Santa Maria do Oeste, e depois se instalaram em São José no dia 19 de março. 
 
No dia seguinte, Vicentin continuou abrindo a mata com seus companheiros e, ao longo das ocorrências durante o trajeto da viagem, passou a dar nomes pelos locais por onde passava. Dessa forma, nasceu os lugarejos como Pinhal do Corvo, Queixo da Anta, Rio Guaraipó, Queixo de Tatêto, Sanga Funda e, finalmente, Palmital, onde chegou no dia 25 de março de 1929.
 
A origem do nome do município, deu-se devido à grande quantidade de palmito existente na região. Hoje, Palmital concentra uma população de 12.755 habitantes (IBGE, 2021) e a economia está pautada basicamente no agronegócio.
 
Parabéns ao município e a todos os palmitalenses!