sexta-feira, dezembro 17, 2021

Sudoeste - Obras da nova maior fábrica de queijos do Brasil prometem gerar 250 oportunidades de emprego

A Piracanjuba está dando início à construção da sua fábrica de queijos no Paraná, que tem a previsão de produzir mais de 1,3 mil litros por dia e gerar mais de 250 oportunidades de emprego até 2025.

No sudoeste do Paraná, a 450 quilômetros de Curitiba, está o município de São Jorge do Oeste, que conta com uma população de 9 mil habitantes. Nos próximos anos, o município contará com a maior fábrica de queijos do país, que será construída pela Piracanjuba. No fim do ano passado, mesmo com a pandemia, a Piracanjuba anunciou seu novo projeto, que conta com uma área construída de 54.491,71 m². A estimativa é que sejam geradas cerca de 250 oportunidades de emprego.

Fábrica da Piracanjuba produzirá 1.370 mil litros de leite por dia

De acordo com Cesar Helou, Superintendente da Piracanjuba, a fábrica será a terceira da companhia voltada para a produção de manteigas e queijos e terá uma capacidade de processamento de 1.370 mil litros de leite diários.

Na primeira etapa, que tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024, a fábrica produzirá manteiga e mussarela. Já na segunda, a unidade, que criará diversas oportunidades de emprego no Paraná, sediará um complexo industrial para secagem de soro que será utilizado como insumo para outras produções, e uma fábrica de leite longa vida.

A economia do município é baseada em turismo e atividades agropecuárias, inclusive na criação de gado de leite. De acordo com Cesar, o sudoeste do Paraná tem o clima e um relevo propício para o leite. Para a Piracanjuba também é essencial a questão da água, já que uma indústria de alimentos não funciona sem estes recursos.

Unidade entrará em total operação em 2025

Cesar afirma que por conta do potencial da região, a empresa foi a melhor opção para a construção de uma nova fábrica de queijos. O local está sendo planejado segundo os critérios ambientais, com tecnologia compatível para a produção sustentável e respeitando o meio ambiente.

Já com as obras de terraplanagem em andamento, o projeto arquitetônico da nova fábrica da Piracanjuba no Paraná, que criará diversas oportunidades de emprego foi apresentado à prefeita do município e à Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nas oportunidades, as autoridades ficaram por dentro de algumas informações da nova fábrica do Paraná, o Projeto arquitetônico e a tecnologia que será usada na instalação.

A Ministra parabenizou a empresa pelo empreendimento que criará diversas oportunidades de emprego e renda para a região, dando mais valor à cadeia do agronegócio e leite nacional. A estimativa é que até o segundo semestre de 2025, a fábrica já esteja funcionando totalmente.

Sobre a empresa

Junta das marcas Pirakids, LeitBom, Chocobom e Viva Bem, a Piracanjuba está inclusa no conglomerado Laticínios Bela Vista e é uma das quatro maiores indústrias de laticínios do país com capacidade de processar mais de 6 milhões de litros por dia, e gera cerca de 3,3 mil oportunidades de emprego diretos.

A empresa conta com 7 fábricas localizadas em: Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ) e Carazinho (RS).