sexta-feira, dezembro 03, 2021

Movimentação no Lago de Cascavel já é grande para o Brasileiro de Canoagem

Quem passou pelo Lago Municipal de Cascavel já percebeu uma movimentação diferente no cartão postal da cidade. O local recebe os grandes canoístas do Brasil para um evento nacional de respeito. Todas as atenções do universo da Canoagem Brasileira estão voltadas para Cascavel, que sedia o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. As competições começam oficialmente nesta sexta-feira (03) e irão até o domingo (05), mas muitos competidores já treinam no lago cascavelense.

O evento contará com a presença de 380 atletas, de 38 clubes, de 12 estados, sendo eles Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Piauí.

Também há a expectativa para a presença marcante de Isaquias Queiroz, medalha de ouro no C1 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, além dos medalhistas paralímpicos Fernando Rufino e Giovane Vieira, entre outros grandes nomes da Canoagem Velocidade e da Paracanoagem.

"Essa competição marca o retorno do calendário esportivo dessas nossas duas modalidades após a pandemia, a expectativa é grande por isso. Também por ser a primeira competição após Tóquio, porque vamos reunir vários atletas olímpicos e paralímpicos além dos canoístas da base, será um grande momento de festa para a canoagem. Além de tudo isso, é um desafio a mais depois da pandemia, sabemos que a pandemia não acabou e por isso vamos ter vários protocolos a serem respeitados", explica Rafael Girotto, Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem - CBCa.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel e do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ele é organizado pela Confederação Brasileira da Canoagem.