quinta-feira, dezembro 02, 2021

Laranjeiras do Sul é destaque na safra de MILHO no estado do Paraná , segundo DERAL

O Relatório de plantio e principais safras do estado indica que 7% das lavouras paranaenses já avançaram para frutificação. Além disso, 26% estão em floração e 67% seguem em descanso vegetativo. Alguns municípios da Região estão entre os destaques.

As regiões que têm mais lavouras avaliadas como médias condições são Pitanga, com 30%. Francisco Beltrão e Toledo, com 20%. Cascavel, Ivaiporã e Pato Branco, 10%. Cornélio Procópio, Guarapuava, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa, com 5%. Por fim, Campo Mourão com 3%.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, os bons resultados são devido aos cuidados com o solo e toda tecnologia aplicada nas lavouras da Região.

Contudo, Guarapuava finalizou a primeira safra com 63.900 hectares plantados, conforme dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab). Para a segunda safra de verão, espera-se 10.900. Atualmente, de acordo com Dirlei Manfio, técnico do Deral em Guarapuava, o Município representa o segundo maior produtor de milho do estado. Ficando atrás apenas de Ponta Grossa.

Já para esta safra de verão, o Deral (
Departamento de Economia Rural )  estima uma produção total de 4,112 milhões de toneladas. De acordo com o departamento, a expectativa é de que a produtividade retome os patamares de 166 sacas por hectare.

Por fim, União da Vitória corresponde a única lavoura que ainda está em germinação.