Foram assinados nesta sexta-feira (10), os contratos de conservação das rodovias estaduais que faziam parte do Anel de Integração. Os acordos foram assinados entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e as empresas vencedoras dos editais de licitação. As empresas serão responsáveis por manter a conservação de quase mil quilômetros de rodovia em todo o estado.
Elas vão realizar a manutenção do pavimento, a limpeza e o controle da vegetação, a drenagem e a sinalização das rodovias. Os serviços de guincho não estão inclusos nos contratos e devem ser licitados nas próximas semanas, segundo o DER.
Os contratos valem por dois anos e podem ser rescindidos sem multa, caso o leilão do novo pedágio aconteça antes do término dos acordos. A previsão de investimento do Governo do Estado durante o período é de quase R$ 94 milhões.
Uma vistoria de entrada das empresas deve atestar a conservação atual das rodovias e o plano de trabalho nos trechos, para os próximos dois anos. O DER deve aprovar e fiscalizar a execução desses planos, durante todo o período em que os contratos estiverem em vigor.
Para fechar os acordos, foi mantida a organização por lotes, como acontecia no Anel de Integração. Os trechos das rodovias federais, porém, que não fazem parte dos acordos, foram excluídos dos contratos.
Nos lotes 1, 2 e 5 o Consórcio Conserva Paraná foi o vencedor. Ele deve manter os trechos das rodovias estaduais da Região Metropolitana de Curitiba, do Litoral e dos Campos Gerais, além de trechos na região Oeste do estado. Ao todo, o consórcio será responsável por dar a manutenção em 533 quilômetros de rodovias estaduais.
Para os lotes 3 e 4, a empresa vencedora foi a Asphalt Pavimentação Asfáltica Eireli. Ela deve manter 430 quilômetros de rodovias estaduais no norte e no noroeste do Paraná.
Em relação às rodovias federais, ainda não há a informação do Governo Federal sobre a forma escolhida para a conservação dos trechos.