sexta-feira, dezembro 17, 2021

Cartórios do Paraná registram crescimento de 61% na validação de documentos de brasileiros para viver no exterior

 A validação de documentos de brasileiros para viver no exterior aumentou 61% no segundo semestre deste ano, nos Cartórios do Paraná. De acordo com os dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entre junho e novembro de 2021 foram realizadas mais de 56 mil validações no estado, enquanto no mesmo período do ano passado foram validados 35 mil documentos.

O crescimento foi observado nos atos de serviço de validação de documentos escolares, de dupla cidadania e de apostilamento, que é o procedimento que permite o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros em outros 118 países. Entre os documentos mais comuns de serem apostilados estão as certidões de nascimento, casamento e óbito, as escrituras de divórcio, inventário, compra e venda e união estável, procurações, testamentos, diplomas, históricos e certificados escolares.

O levantamento mostra que o crescimento de documentos para as solicitações de vistos de estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, foi de 83%. Passou de 22.900 no segundo semestre de 2020, para 42 mil no mesmo período deste ano. Já os documentos apostilados, referentes a quem desejava estudar ou tirar dupla cidadania representavam 65% do total de atos praticados e subiu para 74% das solicitações.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o número de brasileiros vivendo fora do Brasil aumentou quase 20% em comparação com 2018. Isso sem contar a quantidade daqueles que vivem ilegalmente. 4 milhões e 200 mil brasileiros moram atualmente no exterior.