quinta-feira, dezembro 30, 2021

"Ambiente controlado", diz Coronel sobre incêndios em Quedas do Iguaçu

Conforme Coronel Fernando Schunig, Secretário Chefe da Defesa Civil, as aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná irão jogar água nos pontos que estão de fogo que estão aparecendo. Além disso, reforçou durante coletiva que irão deixar Quedas do Iguaçu como saíram, seguro e com a maior preservação possível.

Ainda informou que depois durante o sobrevoo pela cidade foi confirmado que há "poucos focos de incêndio". As equipes áreas, ambientais e de bombeiros militares foram orientados a jogarem água nos pontos estratégicos.

Apesar do ambiente ser considerado controlado, ressalta que deve-se manter a atenção para os próximos dias caso não ocorra a chuva prevista pelo Simepar.

O helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná tem equipamento chamado de "helibalde" com capacidade de lançar aproximadamente 560 litros de Água.

Segundo informado pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 16h15 de quarta-feira (29) houve chuva importante na região de Quedas do Iguaçu, com grande diminuição da temperatura, aumento da umidade relativa da região e a eliminação de grande parte dos focos. No entanto, devido ao incêndio ter atingido áreas com árvores grandes, há a necessidade de ainda atuar nos focos restantes, para eliminar o risco de nova ignição.

Ainda na quinta-feira (30) houve o trabalho de autuação em diversas propriedades, inclusive com o flagrante de um cidadão que foi pego ao realizar a queima ilegal de vegetação.