quinta-feira, dezembro 02, 2021

Advogada Paranaense Morgana Richa , é a nova Ministra do Tribunal Superior do Trabalho

 O plenário do Senado Federal aprovou por ampla maioria a mensagem do presidente Jair Bolsonaro indicando a advogada paranaense Morgana de Almeida Richa como nova ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho) em substituição a Walmir Oliveira da Costa, falecido em abril deste ano em decorrência de complicações da Covid-19. Foram 56 votos favoráveis, 4 contrários e 2 abstenções.

Morgana é casada com Pepe Richa, ex-secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná e irmão do ex-governador Beto Richa. Ao ser sabatinada, ela assumiu com os senadores o compromisso de adotar como norte de sua atuação no tribunal a pacificação social e a defesa da segurança jurídica, a partir da ponderação e do diálogo.

 CARREIRA

Morgana Richa nasceu em Toledo, no Oeste do Paraná, mas cursou Direito na UFPR (Universidade Federal do Paraná), depois fez mestrado e doutorado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

A partir de 1992, assumiu como juíza titular da 15ª Vara do Trabalho e em 2019 foi promovida a desembargadora. No biênio 2009-2011, foi membro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e presidiu a Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania.