sábado, novembro 20, 2021

Unicentro está arrecadando absorventes para campanha “Dignidade Menstrual”

Uma expressão muito dita e ouvida nos últimos meses é “dignidade menstrual”. Mas o que ela significa? O direito que toda pessoa que menstrua tem ao acesso a absorventes e a uma condição adequada de higiene. Segundo a Unicef, que é o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a pobreza menstrual afeta uma parcela significativa da população que menstrua. A dificuldade de acesso à água, ao saneamento e à higiene são fatores que contribuem para essa situação.

Para ajudar adolescentes e mulheres nesse processo, a Unicentro, através do Departamento de Enfermagem, aderiu a campanha de arrecadação de absorventes higiênicos em prol de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Uma das coordenadoras da campanha na Unicentro é a vice-chefe do departamento de Enfermagem, professora Alexandra Bittencourt Madureira. Ela destaca que uma das principais propostas do projeto, que tem alcance mundial,  é mostrar que o absorvente é um produto de necessidade básica para toda pessoa que menstrua e, assim, garantir o acesso a esse material significa garantir direitos básicos a esses sujeitos.

A docente explica que a campanha faz parte do projeto “Dignidade Feminina”, realizado em parceria pela Procuradoria da Mulher de Guarapuava e pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio das instituições de ensino superior de Guarapuava. Quem quiser doar absorventes para a campanha, pode deixar sua contribuição no campus Cedeteg. “Nós vamos fazer os pontos de coleta aqui na Dircamp e nas clínicas do Cedeteg, que é onde têm um  fluxo maior de pessoas, tanto de pessoas externas da comunidade, quanto das pessoas internas da comunidade”, complementa Alexandra. 

A vice-diretora do campus Cedeteg, professora Aline Marques Genú, ressalta que a Unicentro sempre busca se envolver em iniciativas de auxílio à população, como a campanha Dignidade Feminina. “É a função da universidade a gente estar atendendo a comunidade não só interna, mas a comunidade externa também. Então, faz parte do nosso trabalho, enquanto instituição de ensino, fazer isso. Se a gente tem os cursos da saúde que podem colaborar ainda mais com essas atividades da população como um todo, a gente tá aqui para ajudar e complementar os trabalhos desses cursos”. 

A campanha de arrecadação de absorventes higiênicos ocorre por tempo ilimitado. 

Para doar, basta o interessado se dirigir a um dos pontos de arrecadação distribuídos nas clínicas escolas do campus Cedeteg. Após a doação, o produto será recolhido e enviado à Defesa Civil, que identificará as mulheres em situação de vulnerabilidade social e repassará as doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário