quarta-feira, novembro 10, 2021

Robô que alimenta suínos é apresentado a criadores do Oeste do Paraná

 Um robô desenvolvido para alimentar suínos em granjas, já considerado uma das grandes revoluções da história da atividade no Brasil, vai ser apresentado a técnicos e a produtores rurais de Cascavel e região neste mês de novembro. A empresa que desenvolveu a tecnologia, a Roboagro, de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), traz um contêiner criado para simular as atividades que o equipamento desenvolve no interior das pocilgas.

Os interessados em conhecer mais sobre a tecnologia puderam vê-la em ação nesta semana em Sede Alvorada. Em Cascavel ela será apresentada na área que de 7 a 11 de fevereiro de 2022 será realizada a 34ª edição do Show Rural Coopavel, e em Três Barras do Paraná de 16 a 18.
 

Otimização - Há inúmeras vantagens com a implantação do sistema na propriedade, segundo o diretor da Roboagro Giovani Molin: “Nossa intenção sempre foi tirar das costas do produtor e de sua família um imenso fardo de, religiosamente, 365 dias por ano, ter que alimentar os animais de quatro a cinco vezes por dia. Quem faz isso agora é o robô, que dotado de tecnologias sofisticadas traz informações importantes para potencializar a administração do negócio. “Em vez de tratador, o suinocultor vira, de fato, um gestor do seu negócio”, diz Molin.

Com as informações disponibilizadas há potencialização da atividade, com ganhos à propriedade e à cadeia produtiva, além da redução de custos. O equipamento é motorizado e a sua configuração permite a operação de forma autônoma. O robô alimentador de suínos vai ser uma das atrações do Show Rural Coopavel, uma das três maiores mostras de inovações e de tecnologias para o campo no mundo.