terça-feira, novembro 02, 2021

Região de Guarapuava tem 155 presos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio

Neste ano, 2.225 presos do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem-PPL), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São 594 a mais que o ano anterior – aumento de 36,41%. A prova está prevista para os dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

A coordenadora do Setor de Educação e Capacitação do Depen, Irecilse Drongek, destaca que, além do Deppen ter assumido a gestão dos presos em cadeia pública, foi concentrado muito empenho na questão dos detentos concluírem o ensino médio, uma exigência para que a pessoa possa a fazer Enem.

“Isso alimenta a perspectiva de mudança às pessoas privadas de liberdade após o cumprimento de pena”, disse.

“O exame possibilita ao preso ingressar no ensino superior e isso tem sido um grande motivador para aqueles que não teriam essa condição se não fosse pelo Enem PPL. Já somos exemplos para outros estados e é um estímulo para que outros presos façam o Enem”, afirmou Irecilse.

Atualmente, o Paraná tem 70 detentos cursando o ensino superior, de forma presencial ou a distância.

PROVAS 

As provas do Enem-PPL são as mesmas do Enem regular, mas aplicadas nas unidades prisionais. O exame, que tem participação voluntária e gratuita dos privados de liberdade, é constituído de redação em Língua Portuguesa e mais quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.

Segundo a coordenadora do Setor de Educação do Deppen, o trabalho de conscientização e também da ampliação de projetos nesta área foram essenciais para o crescimento do número de inscritos neste ano, comparando com a última edição.

“Seguimos com os projetos de educação em desenvolvimento, mesmo com a pandemia. Os professores se dedicaram a entregar materiais para que os presos pudessem estudar para o Enem”, contou.

DADOS 

A regional que teve o maior número de PPL inscritos no Enem foi a de Curitiba e Região Metropolitana, com 696 presos. Na sequência estão Londrina (443), Maringá e Cruzeiro do Oeste (357), Ponta Grossa (215), Foz do Iguaçu (196), Cascavel (163) e Francisco Beltrão e Guarapuava (155).

A unidade com mais inscritos foi a Penitenciária Estadual de Londrina II (PEL II), com 132 presos. Em seguida, se destacam a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), localizada em Piraquara, e a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), ambas com 99 inscritos.

ENSINO SUPERIOR 

Dos 70 presos que atualmente cursam o ensino superior, 30 ingressaram por meio da nota do Enem-PPL, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). As instituições de ensino que mais têm alunos do sistema prisional são a Faculdade Claretiano (12) e a Universidade Estadual de Londrina (7). Os cursos mais comuns são de Administração (4), Educação Física (4), Direito (3) e Letras (2).

ENEM 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).