sábado, novembro 13, 2021

Quatro novos deputados assumem após cassação de Francischini

Quatro novos parlamentares tomaram posse na sessão plenária de segunda-feira (8) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Adelino Ribeiro (Patriotas), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV) assumiram as vagas deixadas após decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassando o mandato do deputado Delegado Francischini (PSL).
 
O Tribunal determinou a anulação dos votos recebidos pelo parlamentar e a recontagem de votos. Com isso, também deixaram o Poder Legislativo os deputados Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron, todos do PSL.

Durante a sessão, os novos deputados realizam o compromisso regimental do juramento em respeito à Constituição e leis do Estado, além de assinarem o termo de posse para assumir o mandato na 19ª Legislatura.

Em seguida, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), declarou os novos parlamentares empossados. O TSE determinou que a votação recebida pelo deputado Delegado Francischini na eleição de 2018 fosse anulada. Dessa forma, uma nova totalização foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O parlamentar obteve uma votação recorde no último pleito, com mais de 400 mil votos, colaborando para a eleição dos demais deputados. Com o recálculo realizado pelo Tribunal, houve uma nova distribuição de votos válidos e, dessa forma, a recomposição das demais vagas, fazendo com que os outros três deputados do partido perdessem a vaga.

Na última quarta-feira (3), o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, realizou a leitura de notificação expedida pelo TRE sobre a decisão do TSE. O presidente do Legislativo declarou a vacância de quatro mandatos parlamentares e convocou os deputados suplentes.

Dos quatro novos deputados, três já ocuparam uma cadeira na Assembleia Legislativa.