segunda-feira, novembro 01, 2021

Pavimentação asfáltica das estradas ruradis de Guarapuava


Essa é uma das mais importantes ações públicas dos últimos anos. O início da pavimentação das estradas rurais é um marco na história do município, um sonho de todos. 
 
Uma luta que vem de décadas, mas toda caminhada começa com um primeiro passo. 
 
Muito planejamento e trabalho de toda a equipe da Secretária Municipal de Obras de Guarapuava sob a liderança do vice-prefeito e secretário Samuel Ribas.
 
DADOS TÉCNICOS
 
O produto é chamado de biocatalizador enzimático, ele é inspirado numa enzima encontrada no estômago do cupim. Sintetizaram em laboratório e conseguira um índice de resistência no solo superior ao de pedras. A pedra entrega um índice de resistência de 80 e este produto apresentou resultado de 120 ml do produto trata 360 kg de terra. Tem que escarificar a terra, aplicar o produto com caminhão pipa, gradear para homogenizar, bater o rolo e só dar uma acertada com a patrola.
 
Ele elimina os 40 cm de pedra britada e rachão.
Tem 4 opções de uso
1 Trata o solo e deixa sem capa nenhuma custa 20,00 por m².
2) trata o solo e aplica Tratamento Superficial Simples (uma camada de emulsão + uma camada de pedrisco + rolo compactador custa 30,00 por m².
3) Trata o solo e aplica Tratamento Superficial Duplo, custa 45,00 por m².
4) Trata o solo e aplica CBUQ, custa 65,00 por m².
 
O asfalto usado atualmente sem galerias e obras complementares custa 150,00 o m².
 
Foi usado pela primeira vez na guerra do Vietnã, fazendo pistas de pouso na sela, sem pavimentação apenas estabilizado o solo e pousavam os cargueiros do exército americano na selva em pistas sem pavimentação.
 
É ecológico porque não utiliza pedra, cada vez mais difícil e cara.
 
É muito pouco utilizado no Brasil, mas comum nos EUA, Inglaterra, China, Rússia e Austrália entre outros.
 
Há dez anos foi feito um teste grande no Paraguai, promovido pelo Banco Mundial como base para um estudo que levasse pavimentação barata para países de terceiro mundo. Ainda não foi concluída a operação mas o produto foi aprovado. 
 
Este produto participou desse teste e foi aprovado.isso faz com que o método seja altamente ecológico eliminando a pedra do processo.