segunda-feira, novembro 29, 2021

Paraná pode criar lei para proibir banheiros unissex

A Deputada Mara Lima é autora de projeto que tramita na Assembleia Legislativa propondo uma lei proibindo eventuais tentativas de se instalar banheiros unissex de uso coletivo em todo o Paraná.

O texto traz como exceção à proposta os estabelecimentos públicos e privados que tenham banheiros de uso familiar ou locais que tenham um único banheiro, desde que ele seja de uso individual, e na justificativa argumenta que banheiros unissex coletivos "ferem o princípio do direito à intimidade, da privacidade, e ainda ocasionam constrangimentos entre os indivíduos".

Um argumento para tal iniciativa é o fato de nas escolas públicas paranaenses os pais poderem matricular os filhos com um  “nome social”, ou seja, um estudante do sexo masculino pode ser matriculado com nome feminino se declarar pertencer ao gênero feminino e, assim, ter acesso aos vestiários e banheiros femininos, ou vice-versa.

O projeto ainda está com a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para avaliação de sua legalidade, o que significa que, caso avance, vai demorar um pouco para ser apreciado em plenário.