terça-feira, novembro 23, 2021

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Saúde entrega tablets para agentes comunitários de saúde e de endemias

Agentes comunitários de saúde e de endemias de Laranjeiras do Sul receberam uma nova ferramenta para o importante trabalho que realizam com milhares de famílias. A Prefeitura, através de emenda parlamentar do deputado Aliel Machado, investiu R$ 111 mil para a compra de 75 tablets para as equipes que atuam em toda a cidade e interior. O equipamento vai ser utilizado para a coleta e armazenamento dos dados, já que o agente de saúde ajuda na interlocução entre governo e comunidade, garantindo o acesso a programas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A entrega foi feita no Auditório da APAE e contou com a presença do prefeito Berto Silva, vice-prefeito Valdemir Scarpari, Secretário de Saúde, Valdecir Valicki e vereadores Valeide Scarpari Laskoski e Valmir Trindade. “É uma ferramenta muito importante para agilizar o trabalho destas profissionais, eliminando a utilização de papel, além de melhorar a qualidade dos dados que são coletados durante as visitas”, enfatizou o secretário de Saúde Valicki. Todas as equipes estão passando por um treinamento sobre a utilização do equipamento.

O prefeito Berto Silva, elogiou o trabalho realizado por estes profissionais. “Através da atuação destas agentes nós sabemos a realidade da nossa população e definimos muitas ações em várias áreas, principalmente para a melhoria da saúde da nossa gente. O equipamento é de primeira linha e vai ajudar no georreferenciamento, na agilidade dos atendimentos, no trabalho de pesquisa. São investimentos vigorosos e projetos inovadores que vão garantir um futuro melhor e mais justo para nosso município”, disse o prefeito.

O prefeito, também anunciou que a partir do próximo ano, todos os alunos e professores das escolas municipais terão um notebook à disposição nas salas de aula. Isso vai integrar toda a rede e fazer com que Laranjeiras do Sul seja cada vez mais moderna, vibrante e desenvolvida.

De acordo com o vice-prefeito, Valdemir Scarpari, os aparelhos serão utilizados nas visitas, para criação e atualização do cadastro dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O equipamento auxiliará os agentes na sua rotina diária de atividades. Antes, as anotações de acompanhamento eram feitas em fichas de papel e posteriormente digitadas no sistema, quando os ACS retornavam para suas unidades. Com a aquisição dos tablets, o serviço se tornará mais ágil, pois os registros serão lançados ao sistema no momento da visita”, afirmou o vice-prefeito.