sábado, novembro 06, 2021

Laranjeiras do Sul - Novembro Azul lembra HOMEM com cuidados a Saúde

Independentemente dos motivos, segundo o Ministério da Saúde, os homens cuidam menos de sua saúde, o que pode acarretar diagnósticos tardios para diversas doenças, como o câncer de próstata.
 
Por isso é essencial que homens a partir dos 50 anos realizem exames periódicos com um urologista para identificar um possível tumor em seu estágio inicial, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura.
 
Sintomas:
Na fase avançada, os sintomas são:
– dor óssea;
– dores ao urinar;
– vontade de urinar com frequência;
– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
– histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
– raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
– obesidade.
 
Prevenção e tratamento:
 
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
 
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque . Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom.
 
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, tais como: estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual, periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo se houver progressão.
 
O exame de toque e de PSA, são os principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!
Diga não ao preconceito que por vezes impera.
 
Cuide-se, faça o exame de prevenção!