segunda-feira, novembro 08, 2021

Laranjeiras do Sul - Cidade recebeu a provca do PAC I e II da UNICENTRO , neste domingo (07)

Neste domingo (7 de novembro), estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio participaram das provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC). O processo seletivo é aplicado pela Unicentro e serve como uma alternativa para ingressar nos cursos de graduação da instituição. O programa é dividido em três fases, sendo que cada etapa corresponde a uma série do ensino médio.

As provas foram realizadas em 15 locais, distribuídos em sete cidades: Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

Para as fases I e II, os candidatos responderam a cinquenta questões de múltipla escolha sobre o conteúdo do seu respectivo ano letivo e produziram uma redação. Esta edição do PAC I e II registrou 4155 inscritos, sendo que 5,6% não compareceram aos locais de prova.

Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores Pinto, tudo ocorreu dentro da normalidade, com a aplicação de todas as medidas de biossegurança estabelecidas. “Nós seguimos o protocolo de biossegurança dos processos seletivos. Com todos entrando com as máscaras, tanto a equipe quanto os candidatos, a higienização tanto do prédio, quanto das salas, também a aferição de temperatura e a capacidade das salas, que nós utilizamos apenas 50%”, destaca Maria.

A adoção das medidas de biossegurança durante as provas tranquilizou a candidata Caroline Chibelski Steck, que mora em Fernandes Pinheiro e fez a prova no Campus Irati. “No meu caso, eu acho muito bom porque tenho problemas de saúde respiratórios, então acho bem interessante que tem todo esse cuidado com os alunos que vão fazer as provas”, disse.

Tudo ocorreu dentro da normalidade, com a aplicação de todas as medidas de biossegurança estabelecidas.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, celebrou a grande procura de estudantes das mais variadas cidades do Paraná e região, e agradeceu o reconhecimento dado à Unicentro. “Nós estamos muito felizes com a realização do PAC I e do PAC II hoje nos nossos campi avançados, além de Guarapuava e Irati. Nós vimos que a procura tem sido melhor do que no último processo seletivo, haja vista que aos poucos a pandemia está diminuindo. Com isso, os estudantes estão retornando aos processos seletivos e hoje são os futuros calouros da nossa universidade. Para a Unicentro é uma satisfação muito grande recebê-los neste momento e temos a certeza de que eles serão os futuros calouros que vão fazer a nossa universidade ainda melhor, uma universidade ainda mais inclusiva, uma universidade ainda mais voltada ao desenvolvimento da nossa região, do nosso estado e do nosso país. Nós agradecemos a todos que confiaram no ensino de qualidade que a nossa universidade oferece”, afirmou.

Confiança ratificada pelo estudante Heitor Mariano, que veio de Maringá para participar do PAC I. “É uma experiência legal. Eu dei uma olhada nos cursos e achei bem legais e também pela recomendação de amigos meus que iriam fazer também, aí eu achei que valia a pena”, disse.

Vindo de Reserva do Iguaçu (PR), Isaías Lemos do Nascimento fez o PAC II e se preparou com afinco para no futuro escolher uma vaga para o curso de Medicina Veterinária. “A preparação foi bem grande, bastante estudo, temas, redação fiz bastante”, disse ele, que escolheu o PAC e a Unicentro por ser bem conceituada. “Pelo que eu ouvi falar é um dos melhores da região, aí eu vim para cá”.

Na próxima segunda-feira (15), serão aplicadas as provas da fase III. Os gabaritos das provas do PAC I e II serão disponibilizados ao longo desta semana. O resultado e o boletim de desempenho das três fases estarão disponíveis na área reservada ao PAC, no site da Unicentro, a partir do dia 17 de dezembro.