quarta-feira, novembro 17, 2021

Guaraniaçu - Prefeito Osmário Portela realizou o sonho e entregou para 20 famílias , a chave das suas ''CASAS'' e totalmente mobiliada

Vinte famílias de Guaraniaçu receberam  as chaves de suas novas moradias. Elas foram beneficiadas por um projeto de parceria do Governo do Estado com a Itaipu Binacional e a administração municipal, que recebeu pouco mais de R$ 1 milhão de investimento.

O Residencial Bento Gonçalves é composto por casas de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes cujo tamanho permite ampliações futuras pelos moradores.

Segundo a chefe do escritório regional da Cohapar, Lucilei Marchiori, o objetivo do projeto é promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de alta vulnerabilidade social. “Essa parceria do Governo do Estado com a Itaipu já atendeu 320 famílias apenas na região Oeste. São pessoas cadastradas pelo município, com prioridade para aquelas residentes em áreas de risco já condenadas pela Defesa Civil ou em alto risco social”, disse.

Contrapartidas estaduais

Os aportes dos órgãos envolvidos foram utilizados para subsidiar todo o custo dos imóveis, entregues de graça aos beneficiários. O grupo foi definido pela prefeitura entre pessoas já cadastradas em programas de assistência social do município, com o auxílio da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

O trabalho do Governo do Estado na iniciativa envolveu também assessoria especializada da Cohapar na elaboração dos projetos construtivos, a instalação subsidiada das redes e padrões de energia elétrica pela Copel e a implantação das redes de abastecimento de água e coletora de esgoto pela Sanepar.

À prefeitura de Guaraniaçu coube a doação da área onde o conjunto foi construído e a realização de obras de infraestrutura no entorno. De acordo com o prefeito Osmário Portela, o município ainda fez, de maneira inédita, a compra de todo o mobiliário básico das 20 unidades.

 “Além de toda a infraestrutura e o acabamento que fizemos no conjunto habitacional, nós estamos entregando todas as unidades totalmente mobiliadas, com cama, beliche, sofá-cama, geladeira, fogão. Creio que seja inédito no Brasil”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário