quinta-feira, novembro 25, 2021

Dupla é presa por pesca ilegal na Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, em Candói

 Duas pessoas foram presas pela Polícia Ambiental nessa terça feira (23 de novembro), por pesca ilegal, na represa da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, em Candói.

Os infratores foram avistados pelos policiais ambientais durante patrulhamento motorizado e foram presos em flagrante.

A equipe policial apreendeu também 50 metros de redes, uma fisga, uma tarrafa 20 quilos de peixes nativos e multou os pescadores R$ 3.480,00. 

PERÍODO DA PIRACEMA

O período de restrição de pesca de espécies nativas no Paraná – a Piracema teve início, no dia 01º de novembro.A determinação deve ser cumprida até 28 de fevereiro de 2022.

São protegidas todas as espécies nativas do Estado, como bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva – pois é durante esse período que a maioria delas se reproduz.

A restrição é orientada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pela Instrução Normativa nº 25/2009, há mais de 10 anos.

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo, além de híbridos, que são organismos resultantes do cruzamento de duas espécies.