terça-feira, novembro 02, 2021

Dia de finados: você sabe porque é celebrado em 2 de novembro?

No dia 2 novembro é celebrado o Dia de Finados ou Dia dos Mortos. A data, conhecida em vários lugares do mundo, se trata de um feriado religioso dedicado a homenagear os entes queridos que já se foram. No Brasil, o Dia de Finados faz parte da tradição católica onde as pessoas visitam as sepulturas de familiares, amigos e pessoas especiais que faleceram para rezar por eles, enfeitar os túmulos com flores e ascender velas por suas almas.  Mas você sabe porque tudo isso ocorre no dia 2 de novembro?

De acordo com registros históricos, desde o século 2 os cristãos têm o costume de interceder por seus entes queridos, rezando pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação e visitando seus túmulos. Contudo, somente no século 13 ficou definido que o Dia de Finados seria celebrado no dia 2 de novembro por suceder o Dia de Todos os Santos (1). A partir daí a tradição se mantém viva até a atualidade.

Mas se engana quem pensa que somente a comunidade católica celebra o Dia de Finados. O povo celta, que também acreditava na vida após a morte, se reunia para homenagear os que já partiram no dia 1° de novembro. Em países orientais cujo budismo impera, a exemplo de Tailândia e Japão, ocorrem procissões e desfiles em homenagem aos que já partiram, além da preparação de oferendas com alimentos para que as almas sejam alimentadas. Por outro lado, as religiões cristãs protestantes não celebram o Dia de Finados, isso porque não acreditam na existência do purgatório e não têm o costume de orar pelos mortos.