segunda-feira, novembro 08, 2021

Carreta Solidária Adventista está realizando ações sociais em Dois Vizinhos

A unidade móvel de atendimento da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) estará estacionada na Praça Ary Jaime Muller, em Dois Vizinhos, para promover diversas ações sociais.

O veículo conta com cozinha, lavanderia industrial e uma sala para atendimentos. Desde ontem, estão sendo oferecidas refeições para crianças assistidas por projetos sociais (média de 250 por dia), além de corte de cabelo gratuito, atendimento psicológico e de outros profissionais de saúde e a lavagem de cobertores e edredons da população, em geral, em troca de alimentos. Esse veículo é muito utilizado no enfrentamento a tragédias e está pela primeira vez no Sudoeste do Paraná.

“Essa carreta tem três ambientes e é a única com essa proposta, no Brasil. Não existe outra entidade que tenha algo igual. Nossa proposta é ter, até sábado, alguns atendimentos. Na quinta e sexta, no período da tarde, oferecemos corte de cabelo gratuito para a comunidade em parceria com o Instituto New Time. Também temos elaboração e impressão de currículos para as pessoas que buscam emprego, vamos entregar marmitas para as crianças. São 250 marmitas gratuitas para entidades sociais, diariamente, marmitas bastante saudáveis e vamos orientar as crianças sobre alimentação saudável e a importância de escolherem os melhores alimentos”, disse Daniel Budal, pastor da Igreja Adventista (Cidade Sul).

A lavanderia industrial do caminhão também terá bastante trabalho. “Vamos lavar roupas para o Hospital de Campanha, que agora é pronto atendimento, e edredons e cobertores para a sociedade numa parceria: o duovizinhense leva um quilo de arroz e pode lavar um edredom ou coberta. Temos alta capacidade de lavação, podemos lavar toneladas de cobertores. Só para se ter uma ideia, a cozinha industrial tem capacidade para fornecer, em cidades maiores e em casos de catástrofes, até 1.500 refeições por dia. É uma carreta completa. Ela tem cerca de 50 metros de área útil com três ambientes e vem com uma equipe e também temos as parcerias com a Prefeitura. Enfim, bastante gente envolvida nessa ação conjunta de amigos”, completa Daniel. Na carreta, também estão sendo arrecadadas roupas e calçados para doação. 

O atendimento é das 8h às 18h.