quarta-feira, outubro 13, 2021

Parte do Paraná tem alerta para tempestades a partir da noite desta quarta. Veja onde

 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (13) alerta para a possibilidade de tempestades com perigo potencial em parte do Paraná. O alerta começa  a partir das 20 horas e dura até o final da manhã de quinta-feira (14), e vale para o Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, parte do Noroeste e Norte Central Paranaense, além de áreas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No mapa, em amarelo, as regiões que podem ser atingidas pela chuva mais forte.

Há previsão de  chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Mas é baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Já segundo o Simepar, na quinta-feira de tempo fia instável no Paraná. Áreas de instabilidade avançam dos países vizinhos, contribuindo para o retorno das chuvas para boa parte das regiões paranaenses. Risco de tempestades é maior no Sudoeste, Oeste e no Noroeste do Estado, sendo que em alguns setores já na madrugada. Ao longo do dia a chuva se espalha pelas demais regiões, atuando de forma mais localizada.