sábado, outubro 02, 2021

Outubro Rosa promove conscientização e saúde das mulheres em Laranjeiras do Sul

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá a campanha Outubro Rosa, com diversas ações voltadas à prevenção, saúde e bem-estar das mulheres. O objetivo principal é alertar o público feminino e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. 
 
A campanha seguirá com diversas ações até 31 de outubro, contemplando caminhada, palestras, orientações, coleta de preventivos e solicitação de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, durante todo o mês, serão realizadas orientações através de vídeos publicados na página do Facebook do Município e nas Unidades de Saúde.
 
A coordenadora do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Priscila Batistel, enfatizou que o Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge as mulheres no Brasil. “A conscientização sobre o câncer de mama vai além da realização da mamografia anual, ela tem como propósito ressaltar a importância do diagnóstico precoce, através da avaliação de exames físicos e clínicos, incentivando as mulheres a manterem hábitos de vida saudáveis e fornecendo informações sobre o tratamento e controle da doença”, destacou.
 
Entre as atividades da Secretaria de Saúde (SMS) durante o mês, está a realização de exame de mamografia e preventivos em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante a semana. Já com agendamento prévio, as Unidades vão abrir aos sábados realizando os exames, principalmente para as mulheres que trabalham durante a semana. A faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde é de 25 a 64 anos para o preventivo e de 50 a 69 anos para a realização da mamografia. 
 
O agendamento deve ser feito nas Unidades de Saúde ou com as Agentes de Saúde do Bairro. 
 
Programação
Dia: 02/10
Atividade: coleta de preventivos
Local: Unidades de Saúde do Água Verde e Monte Castelo
Hora: 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Dia: 09/10
Atividade: coleta de preventivos
Local: Unidade de Saúde da Barão do Rio Branco
Hora: 08h às 11h30 e das 13h às 17h
Dia: 15/10
Atividade: 1ª Caminhada do Outubro Rosa em parceria com a Cresol
Local: Praça do Cinquentenário
Hora: 7h30
Dia: 16/10
Atividade: coleta de preventivos
Local: Unidades de Saúde do Presidente Vargas e do Cristo Rei
Hora: 08h às 11h30 e das 13h às 17h
Dia: 21/10
Atividade: Palestras e gincana
Local: CAPS -
Hora: 13h às 17h
Dia: 23/10
Atividade: coleta de preventivos
Local: Unidade Básica da Barão do Rio Branco, Celeste e Monte Castelo
Hora: 8h às 11h30 e das 13h às 17h
 
Outubro Rosa
 
O movimento Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo, teve início em 1990 nos Estados Unidos. No Brasil, a primeira iniciativa vista foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera (SP), em 2002. Neste ano, a campanha promovida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) aborda o tema: “Eu cuido da minha saúde, e você? A maioria dos casos de câncer identificados de modo precoce tem cura.