quinta-feira, outubro 07, 2021

Laranjeiras do Sul já iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação

Laranjeiras do Sul já iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. A campanha vai até dia 29 de outubro, com um dia D, no sábado, dia 16. Ao todo, 18 tipos de vacinas estão sendo disponibilizadas para prevenção de doenças como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, meningite, entre outras, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A iniciativa, lançada pelo Ministério da Saúde, visa atualizar a carteira de imunização de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas, integrando o Calendário Nacional de Imunização. “A campanha tem por objetivo a melhoria das coberturas vacinais e a proteção de todas as crianças e adolescentes, inclusive da comunidade em geral. É preciso adotar estratégias para a recuperação do calendário vacinal”, destaca a coordenadora do setor de Epidemiologia do município, enfermeira Patrícia Massuqueto.

As vacinas serão aplicadas em todas as unidades de Saúde do município, que possuem salas de vacinas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. No dia D, 16 de outubro, todas as unidades de saúde estarão realizando a atualização da carteira de vacinas de crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço.

“Este dia D poderá favorecer muitos pais que trabalham durante a semana e não conseguem levar os filhos para a vacinação. O sábado será um dia em que haverá esta possibilidade”, esclarece Patrícia, que ainda destaca que a atualização é para que se coloque em dias as vacinas que estejam em atraso.